quarta-feira, 25 de junho de 2008

Projecto

Este projecto vai ao encontro da reflexão de um grupo de docentes, que consideram ser urgente promover a valorização do Património local, nomeadamente o milenar Mosteiro de S. Salvador de Grijó, de uma forma activa e interventiva. De acordo com O Currículo Nacional do Ensino Básico o aluno, ao longo da educação básica, deverá ter oportunidade de experimentar actividades que impliquem: a) A pesquisa histórica, individual e em grupo, com tratamento de informação e respectiva apresentação oral e escrita, segundo metodologias específicas adaptadas aos diferentes níveis etários e de desenvolvimento dos alunos; b) A utilização da tecnologia informática (Internet, CD-ROM); c) O contacto/estudo directo com o património histórico-cultural nacional e regional/local, sobretudo artístico, arquitectónico, através de visitas de estudo/trabalho de campo com carácter de recolha, exploração e avaliação de dados; d) A divulgação e a partilha do conhecimento histórico através do envolvimento directo na organização e participação em pequenas dramatizações, exposições, debates, colóquios, de acordo com metodologias próprias de dinamização, ao nível da turma, da escola ou da comunidade. A expressão património remete para o passado. No entanto, este passado deve ser entendido como um elemento actuante, instrumento constitutivo do presente e do futuro e aglutinador de aspirações, da vontade comunitária de concretizar projectos solidários. A cultura da participação permite estimular a solidariedade e a responsabilidade institucionais, melhorar a qualidade do trabalho realizado pelos professores, tantas vezes tentados pela rotina e pelo desânimo ao isolamento. A dedicação a objectivos comuns permite o enriquecimento mútuo dos participantes e promove o aparecimento de laços afectivos, entre os diferentes intervenientes. A escola através do património partirá à descoberta das raízes e das identidades da comunidade. Os Pais/Encarregados de Educação e a comunidade local serão convidados a partilhar os seus saberes com a escola, num acto de valorização do património local e das identidades, como forma de contributo de formação pessoal dos jovens e da sua divulgação na escola e na comunidade. O presente projecto enquadra-se no Projecto Educativo do agrupamento de Escolas Júlio Dinis, nomeadamente no seu grande objectivo “Ao Encontro e Partilha de Saberes”. Pretende-se com este projecto essa “partilha” de saberes entre a Escola e a Comunidade Local, por forma a implicar todos os agentes, de forma directa ou indirecta, na construção do saber cultural local.

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