domingo, 18 de outubro de 2009

I Marcha Nocturna

Realizou-se ontem, dia 17 de Outubro, a I Marcha Nocturna por locais associados a Júlio Dinis na freguesia de Grijó.
Neste evento, participaram mais de 400 pessoas e cerca de 50 figurantes.
Ao longo do percurso fomos brindados com representações dos alunos do Clube de Teatro da Escola E.B. 2,3 de Grijó, orientados pela professora Conceição Oliveira, que de forma memorável apresentaram cenas da obra « A Morgadinha dos Canaviais ».
No alto da janela da Quinta dos Canaviais ouvimos à belíssima declamação de 2 poemas de Júlio Dinis pela professora Rosa Rocha.
Actores e figurantes apareceram elegantemente vestidos com trajes inspirados na moda do séc. XIX e trouxeram um colorido às ruas e ruelas da nossa vila. Numa caminhada de cerca de 3 Kms houve a oportunidade de assistir a um excerto do filme « A Morgadinha dos Canaviais » realizado em 1949 no espaço exterior da Escola E.B. 2,3 de Grijó.
Chegados à alameda do Mosteiro, aguardava-nos a Morgadinha ( Joana Mendes, 9º B )que, depois de se encontrar com Henrique de Souselas ( Tiago Costa, 9ºB ), nos convidou a visitar a exposição sobre Júlio Dinis na Sala do Capítulo do Mosteiro de Grijó e a assistir ao lançamento do CD interactivo sobre o I Encontro Dinisiano.
Nos claustros, 3 telas projectavam actividades desta Escola realizadas no âmbito deste Encontro.
A mostra de doçaria conventual foi muito bem acolhida por todos e soube a pouco!
O grupo vem, mais uma vez, agradecer a todos os que tornaram este evento possível, que pela cedência de espaços como de meios, bem como pela disponibilidade, empenho e apoio que nos foi dado por todos os que nela participaram directa ou indirectamente.

1 comentário:

Milita disse...

Adorei participar na marcha! Este evento mereceu da parte dos alunos e dos professores que lá estiveram bem como dos habitantes um grande entusiasmo!
Uns tiveram oportunidade de conhecer e outros de relembrar cenas de um romance que faz de Grijó um lugar com história e histórias para contar!...
Parabéns aos coordenadores!
E ficamos à espera de mais!...
Mª Emília Pereira